8 de maio de 2019, 17:16

OS PRIMEIROS 1000 DIAS DE VIDA

Compartilhe

 

 

Os primeiros 1000 dias de vida compreendem desde a concepção até os 2 anos de idade da criança. São 270 dias de gestação e mais 730 dias do primeiro e segundo ano de vida.

Segundo a pesquisadora da USP, Jenny Abranto, os primeiros 1000 dias são cruciais para o crescimento e desenvolvimento infantil, pois trata-se de um período de janela de oportunidades, no qual é possível adotar hábitos que irão influenciar toda a vida futura do bebê. Assim alimentação, nível de estresse, atividade física, exposição ao fumo e álcool, entre outros hábitos, irão causar impacto nos indicadores de saúde no curto e longo prazo. Existem evidencias de que estímulos negativos podem inclusive provocar alterações genéticas que afetariam gerações futuras.

A questão torna-se um problema de saúde pública ao se evidenciar o aumento da incidência de problemas de desenvolvimento cognitivo, físico e social em crianças de famílias de baixa renda.

Cárie Dentária

No Brasil 53,4% das crianças tem cáries aos 5 anos de idade, sendo que o índice de cáries não tratadas nessa idade é de 48,2%.

Gestantes e crianças de até 2 anos de idade são o grupo populacional de maior risco para a deficiência de micronutrientes (nutrientes fundamentais para a formação e metabolismo orgânico) . Alimentos ultra processados (refrigerantes, embutidos, salgadinhos, biscoitos, guloseimas) apresentam alta densidade energética, aditivos químicos, alto teor de gordura, sódio e açúcares e baixa concentração de micronutrientes. Alimentos minimamente processados (frutas, hortaliças, castanhas, cereais, feijões oferecem maior concentração e biodisponibilidade de micronutrientes e compostos bioativos). Observamos uma carga dupla de má-nutrição, para a gestante e para o bebê, com a coexistência de deficiências e excessos nutricionais. O desenvolvimento do paladar da criança é influenciado pela alimentação da gestante, uma alimentação diversificada na gestação pode melhorar a aceitação futura de alimentos saudáveis pela criança.

Crianças amamentadas até os 12 meses tem menos risco de cárie, por outro lado, crianças que receberam aleitamento noturno tem um risco 7 vezes maior de cárie. Para o bebê, o leite materno é o melhor alimento, e deve ser exclusivo até os 6 meses de idade. A partir dos 6 meses, os dentes de leite começam a erupcionar então o ideal é que a amamentação seja reduzida gradativamente, junto à implementação da alimentação complementar, para que minimize-se o risco de cáries nos dentes de leite.

A falta de micronutrientes na dieta tem um impacto negativo na mineralização dentária, no tamanho e qualidade dos dentes.

Desgaste Dentário Erosivo

Bebidas e comidas com PH ácido são considerados prejudiciais aos dentes. O consumo de refrigerantes isoladamente é considerado o fator nutricional mais importante para a erosão dentária. O consumo de sucos industrializados, balas, pirulitos e chicletes estão relacionados com a acidez bucal e aumento da erosão também.

Maloclusões

Alimentação muito macia e hábitos de sucção prolongada (chupetas e mamadeiras) estão relacionados com o aumento da incidência de maloclusões em crianças. Assim se recomenda a interrupção gradual no uso de mamadeiras e chupetas à partir dos 6 meses de idade e a introdução de alimentos mais consistentes.

Defeitos de Desenvolvimento do Esmalte

Estudos mostram que partos prematuros e deficiências nutricionais na gestante e no bebe se relacionam com a ocorrência de defeitos no esmalte. Ao final dos mil dias a criança deve estar consumindo alimentos duros que exijam todo o esforço mastigatório de que ela já é capaz.

Uma avaliação periódica com o Odontopediatra à partir dos 6 meses de idade é fundamental para avaliação das condições e riscos que a criança está exposta.

Fonte: Revista da APCD Set 2018

Para mais informações sobre alimentação veja o guia alimentar produzido pelo Ministério da Saúde:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

 

www.lourencoodontologia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Lourenço Odontologia. Todos os direitos reservados.