9 de novembro de 2021, 16:34.

AFTAS NA BOCA: O QUE FAZER?

As aftas são ulcerações na parte interna da boca, na língua ou nos lábios que podem doer ou incomodar muito o paciente. A afta possui um ciclo clínico que dura em média de 1 a 2 semanas e se resolve de forma espontânea. Quando ocorrem múltiplas aftas simultaneamente, nos referimos como estomatite aftosa recorrente. Diferente das herpes, as aftas não são contagiosas.

Quais são as causas das aftas?

Algumas situações podem servir como gatilho para se desenvolverem as aftas:

– Baixa imunidade

– Doenças do sistema digestivo

– Estresse ou poucas horas de sono

– Traumas (como uso de aparelhos ortodônticos ou mordidas na bochecha)

– Alimentação muito ácida

– Deficiência de vitaminas e minerais

– Tabagismo

– Alterações hormonais

– Predisposição genética

– Uso de alguns medicamentos.

Quando devo me preocupar?

A presença de muitas haftas e frequentes, que durem mais de três semanas ou com associadas a dores fortes pode estar relacionada a doenças sistêmicas como Doença de Crohn, Síndrome do intestino irritado e até mesmo AIDS. Neste caso, consulte um médico.

Como tratar as aftas?

As aftas costumam resolver-se naturalmente, contudo se o paciente está sentido muito desconforto existem alguns tratamentos que podem aliviar e ajudar na cicatrização, como pomadas e medicamentos orais, bochechos, além de aplicação de laser na região. Neste caso, consulte seu cirurgião-dentista. Quando há lesões aftosas, recomenda-se evitar o consumo de alimentos ácidos.