ATM

ATM é a abreviatura de Articulação Temporo-Mandibular. Esta articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula.

O principal indicativo de uma alteração na ATM é o estalido (clique), normalmente acompanhado de dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes. A ausência de dor não é sinal de normalidade. O estalido, por si só, já sinaliza problemas nas ATMs.

Acredita-se que o principal fator causador dos problemas de ATM seja a maloclusão (relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula), sendo o stress, os hábitos inadequados e algumas doenças sistêmicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou perpetuar o seu aparecimento.

Os tratamentos mais frequentes para os problemas de ATM são: promover uma oclusão dentária correta com aparelhos ou próteses que permitam um bom relacionamento entre as estruturas da ATM, utilização de placas de reposicionamento ou de relaxamento para a oclusão e o uso de medicamentos para controlar a dor. A aplicação de substâncias que controlam a atividade muscular nos músculos mastigatórios tem ganhado força recentemente para reduzir os sintomas da disfunção da ATM e do bruxismo (hábito de ranger os dentes).

 

 

Ver outros tratamentos

©2018 Lourenço Odontologia. Todos os direitos reservados.