27 de fevereiro de 2017, 12:10.

A Correlação entre Saúde Bucal e Saúde Geral

Boca e Corpo são Totalmente Integrados

A saúde bucal é essencial para a saúde geral e para o bem estar em todos os estágios da vida. Nos capacita para uma alimentação eficaz, permite uma boa interação social, promove auto estima e um sentimento de bem estar. A boca é uma janela para o resto do corpo propriciando sinais de diversas doenças gerais:

– Lesões bucais podem ser o primeiro sinal de AIDS.

– Aftas podem ser uma manifestação de Doença Celiaca ou Doença de Crohn.

– Uma gengiva pálida ou avermelhada pode ser um indicativo de desordens hematológicas.

– Perdas ósseas nos maxilares podem ser um primeiro sinal de osteoporose.

– Alteração na aparência dos dentes podem indicar bulimia ou anorexia

– A presença diversos componentes nocivos  como alcool, nicotina, drogas, hormonios, toxinas do meio ambiente, anti-corpos, podem ser detectados na saliva

Condições bucais tem impacto na saúde e na doença. Bacterias da boca podem causar infecções em outras partes quando o sistema imune esta debilitado por uma doença  ou por um tratamento medico (exemplo: endocardite bacteriana, pneumonia). Inflamações gengivais aumentam o risco para parto prematuro, Condições de saúde geral e seu tratamento também podem impactar a saúde oral (exemplo: redução fluxo salivar, alteração no balanço oral de microorganinsmos).

A doença gengival tem sido diretamente associada à varias doenças sistemicas (gerais). Cancer e doenças cardiacas tem os mesmos fatores de risco que as doenças gengivais. Reconhecer que saúde bucal e doenças gerais são interligadas é essencial para a elaboração de programas e estrategias para prevenção das doenças tanto ao nivel individual como no coletivo. A adoção de estrategias de prevenção e de tratamento comuns é mais eficiente do que estrategias de tratamento isoladas.

As doenças bucais são as doenças cronicas com mais alta incidencia nos seres humanos, apesar de serem altamente previniveis. Os principais fatores de risco para doenças bucais que também são fatores de risco para doenças gerais são:

– Dieta: fator de risco para doenças bucais, cardiacas, AVC, diabetes, cancer e obesidade

– Tabaco: risco para doenças bucais, cancer, doenças cardiacas, AVC, doenças respiratórias e diabetes

– Má Higiene: risco para doenças gengivais e outras doenças inflamatórias bacterianas

– Stress: risco para doenças gengivais e cardiacas

– Condição socio-economica: determinante subjacente a outros fatores de risco

Com o aumento das evidências que indicam uma relação entre saúde bucal e saúde geral, é mais importante do que nunca que você visite seu dentista regularmente. Sua saúde depende disto.

Dúvidas:

atende@lourencoodontologia.com.br