13 de julho de 2017, 12:50

O teste da linguinha cairá em desuso?

Compartilhe

Segundo artigo publicado pelo Jornal da APCD de junho de 2017, o teste da linguinha foi estabalecido como obrigatório em todos os hospitais e maternidades brasileiros, nas crianças nascidas em suas dependências. Isto porque a anquiloglossia, ou “língua presa” é uma anomalia que se caracteriza pelo freio lingual curto e pode restringir em diferentes graus os movimentos da língua, dependendo de sua espessura, elasticidade e o local de fixação superior e inferior.

O leite materno é o alimento mais adequado para todo e qualquer recém-nascido e a amamentação é extremamente importante para a saúde do bebê. Nos seis primeiros meses de vida, o leite materno deve ser fonte exclusiva de nutrição. A alteração do freio, em casos bem específicos e bem diagnosticados, pode intervir na amamentação, porém há outros fatores que também interferem no aleitamento materno e devem ser considerados.

Os especialistas esclarecem que a estatística de crianças com alterações no frênulo que apresentam problemas nas mamadas é muito pouco significativa. Ressaltam, ainda, que para se dianosticar a necessidade de operar o freio lingual, seria necessário uma avaliação multidisciplinar, compreendida por profissionais das áreas de pediatria, odontopediatria, fonoaudiologia e otorrinolaringologia.

Além disto, Chencinski (presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo) alerta que, apesar de ser uma ação importantíssima, a lei foi publicada sem uma consulta prévia a órgãos fundamentais na avaliação dos critérios de validade e aplicabilidade. “As manifestações posteriores relacionadas ao protocolo foram desconsideradas, mesmo sendo praticamente uníssonas em suas colocações”.

Neste sentido, é necessário que seja repensada a obrigatoriedade do teste da linguinha nos hospitais e maternidades. A dificuldade na amamentação pode gerar graves consequencias como perda de peso e o desmame precoce. Contudo, em se tratando do aleitamento materno, que é natural, mas muito complexo, um único teste, por meio de apenas um profissional, pode trazer diagnósticos imprecisos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Lourenço Odontologia. Todos os direitos reservados.