6 de janeiro de 2015, 12:35

Higiene Bucal do Bebê Estimulação da Gengiva

Compartilhe

higiene bucal do bebêAntes de abordar os métodos de higiene bucal do bebê, é muito importante falarmos sobre a contaminação e transmissão precoce por microorganismos cariogênicos (bactérias causadoras da cárie).

A transmissão e contaminação ocorrem pelos contatos frequentes entre a mãe e o bebê. Por exemplo, beijinhos na boca, quando se assopra o alimento para esfriá-lo, usar o mesmo talher, chupar a chupeta antes de dar à criança, etc.

A mãe não precisa necessariamente apresentar cárie em seus dentes para contaminar o bebê, basta ter um nível elevado da bactérias na boca.

Doenças como resfriados, gripes, herpes, viroses, também podem ser transmitidos pela saliva.

ESTIMULAÇÃO DA GENGIVA
A estimulação que antecede a higiene bucal deve ser feita antes mesmo do primeiro dentinho nascer. Porque fazer a estimulação, se o bebê ainda não tem dentes? Ao cuidar da boquinha do bebê, a mamãe estará criando um ambiente sadio e ideal para a chegada dos primeiros dentinhos, além de motivar o filho a ter bons hábitos de higiene. Com esse treinamento, ele se acostumará desde pequeno com a entrada de objetos estranhos na sua boca, como dedeira ou escova, facilitando o aprendizado no futuro. Recomenda-se utilizar dedeiras especiais, envoltas no dedo indicador do adulto, com a finalidade de estimular a mucosa oral e o rebordo gengival (figura).

No mercado, encontramos estimuladores e mordedores que também auxiliam na época de erupção dental, aliviando a irritação que as crianças geralmente apresentam associada à erupção dos primeiros dentinhos. Dê preferência às que apresentam líquidos que podem ser refrigerados, pois o alívio é bem maior com estas, como o modelo Cooler da MAM ( http://www.mambaby.com/br/online-shop/teethers-209/mam-cooler-105/).

No período de amamentação, sugerimos apenas a remoção de restos de leite ou alimentos que ficam estagnados nas comissuras labiais e na cavidade bucal, com gazes umedecidas ou o MAM Oral Care Rabbit (http://www.mambaby.com/br/online-shop/oral-care-teethers-218/mam-oral-care-rabbit-114/).

É importante lembrar que a limpeza deverá ser feita somente em casos de regurgitação e estagnação do leite, pois a língua favorece a auto-limpeza. Portanto, essa higienizarão deve ser feita uma vez ao dia, se necessário. A boca do recém- nascido não apresenta bactérias relativas à cárie e à doença da gengiva. Elas se instalam com a erupção dos primeiros dentes e são transmitidas pela mãe. Os pais não devem ter medo de tocar a boca do seu bebê.

Pais que não recebem orientações preventivas geralmente tendem a negligenciar os cuidados bucais de seus filhos. Eles devem estar cientes de que os hábitos de higienização e estimulação são indispensáveis para a boa saúde bucal do. Os temores da criança serão eliminados dia após dia, inclusive as náuseas causadas por objetos estranhos na boca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Lourenço Odontologia. Todos os direitos reservados.