8 de maio de 2019, 11:50

CHUPETA PREVINE MORTE SÚBITA?

Compartilhe

Aproximadamente 3500 crianças morrem anualmente nos Estados Unidos de problemas relacionados ao sono, incluindo a síndrome da morte súbita, doenças indefinidas, engasgos acidentais e estrangulações na cama. A Academia Americana de Pediatria recomenda que um ambiente de sono seguro pode reduzir o risco de mortes relacionadas ao sono.

A morte súbita inesperada é um termo usado para descrever qualquer morte inesperada, explicada ou inexplicada, ocorrendo durante a infância. Após investigações de caso, a morte súbita pode ser atribuida a causas como asfixia, infecções, doenças metabólicas, e trauma. A síndrome da morte súbita é uma subcategoria e sua causa geralmente não é possível de ser localizada após uma investigação do caso incluindo autopsia, investigação da cena, e uma revisão clínica da história.

 

 

Recomendações para se reduzir o risco da síndrome da morte súbita e outras mortes infatis relacionadas ao sono:

  • Posição do sono: o bebê deve ser posicionado de forma supina todos os dias até completar 1 ano. Esta posição previne sufocações e aspirações, mesmo nos que apresentam refluxo gastroesofásico. A posição lateral não é segura e assim não é recomendada. Caso o bebê se virar durante o sono, não voltá-lo à posição inicial.
  • Superfície do colchão: o bebê deve ser posicionado em uma superfície firme, coberto por um lençol, e sem outros travesseiros ou “naninhas”. O berço deve estar de acordo com as normas da Comissão de Segurança de Produtos. Dispositivos para sentar-se, como cadeirinhas de carro, cadeiras de passeio, e balanços não são recomendados para o sono rotineiro.
  • Amamentação materna: está associada a um risco reduzido de síndrome de morte súbita.
  • Localização do sono: o bebê pode dormir no quarto dos pais, desde que seja em camas separadas, ou então no seu próprio quarto. Não deve dormir no mesmo quarto dos pais após os 6 meses de vida. O bebê que é transportado à cama dos pais para amamentar deve ser retornado ao seu berço para voltar ao sono. Sofás e poltronas são extremamente perigosos para os bebês. Muitos estudos mostraram aumento do risco para mortes súbitas em bebês que dividiam a cama com os pais.
  • Evitar travesseiros, brinquedos, edredons, e lençois extras para evitar o risco de sufocação, aprisionamento e estrangulamento.

 

Uso de Chupeta

 

Muitos estudos reportaram um efeito protetor da chupeta para a ocorrência de síndrome da morte súbita. O mecanismo deste efeito protetor ainda não é claro, mas uma modificação favorável do controle autônomo e a manutenção da obstrução das vias aéreas foi proposta. É comum que a chupeta caia da boca do nenê no meio da noite, mas o efeito protetor ainda permanence.

Algumas má-oclusões foram mais comumente encotradas em usuários de chupetas que em não-usuários, mas esta diferença geralmente desaparecia após cessar-se o hábito. Além disto, a maioria dos estudos não encontraram efeitos do uso da chupeta na duração da amamentação.

A chupeta não deve ser amarrada no pescoço da criança por conta do risco de estrangulamento. Objetos como ursos de pelúcia não devem ser acoplados às chupetas por haver um risco de sufocamento.

Não há evidência científica suportando o hábito de chupar o dedo com a prevenção da morte súbita.

 

Exposições Pré e Pós Natal

 

  • Mulheres grávidas devem obter um cuidado pré-natal adequado.
  • Não deve-se fumar durante a gravidez.
  • Deve-se evitar usar álcool e drogas ilícitas durante a gravidez.
  • Evitar-se sobreaquecimento ou muitos cobertores durante o sono.
  • Os bebês e crianças devem ser devidamente imunizados.
  • Seguir as recomendações de profissionais Pediatras ou Odontopediatras.
  • Não seguir recomendações da mídia.

Uma resposta para “CHUPETA PREVINE MORTE SÚBITA?”

  1. Maria Silva disse:

    Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
    frequência, para mais artigos como estes. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Lourenço Odontologia. Todos os direitos reservados.