PISTAS DIRETAS PLANAS
Este é um recurso usado na Ortopedia Funcional dos Maxilares desenvolvido pelo cirurgião-dentista Pedro Planas na década de 1970 com o advento das resinas fotopolimerizáveis que leva à correção da posição da mandíbula e reestabelecimento da mastigação fisiológica. Esta técnica consiste na colocação de resina composta na parte de cima do dente (que mastiga), estabelecendo um novo plano oclusal que possibilita à mandíbula corrigir sua posição e restabelecer a mastigação fisiológica.
As Pistas Diretas Planas corrigem alguns tipos de má – oclusões, como mordidas cruzadas, mordidas profundas, em crianças desde os 3 anos sem a necessidade do uso de aparelhos. As Pistas favorecem alguns tipos de movimentações da arcada dentária pelo toque do plano inclinado em resina com a arcada oposta.
As vantagens de sua escolha como tratamento, além do custo-benefício e do fato de ser um procedimento relativamente simples para o pequeno paciente tolerar, é a serventia de não precisar da colaboração do paciente para seu uso, pois conforme explicado, elas são fixas. Pode-se também usá-las juntamente com os aparelhos ortopédicos ou ortodônticos quando necessário. As Pistas Diretas atuam também de maneira preventiva, quando colocadas logo no início ou prestes à instalação de uma má oclusão, proporcionando desta forma melhora nas funções de fechar os lábios, falar, mastigar e deglutir.
Fonte: Livro “Reabilitação Neurooclusal” , autor Pedro Planas Site Odontopediatria Brasil
Boa tarde Estas pistas sao feitas em resina direta na boca. Podem ser feitas como coras?
Boa tarde Simone,
Obrigada pelo contato.
Sim, estas pistas são feitas diretamente na boca.
Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos.
Att,
Equipe Lourenço Odontologia.