19 de fevereiro de 2015, 12:45

Uso de Creme Dental com flúor a partir do aparecimento dos primeiros dentinhos

Compartilhe
Uso de Creme Dental com flúor a partir do aparecimento dos primeiros dentinhos

Uso de Creme Dental com flúor a partir do aparecimento dos primeiros dentinhos

A revista Crescer do último dia 11 publicou uma matéria que deveria ser lida por todas as mamães. Eu vivo falando aos pais dos meus pacientes que eles devem utilizar pasta de dentes com flúor a partir do aparecimento dos primeiros dentinhos, mas eles me olham com aquela cara desconfiada, ou dizem que o pediatra havia indicado pasta de dentes sem flúor por conta da fluorose. Desta forma, nada melhor do que a comprovação da Associação Americana de Pediatria para suportar minhas dicas.
Pois bem, vamos por partes então.

O QUE É FLUOROSE?
A fluorose é uma doença causada pela ingestão descontrolada de flúor, que pode se manifestar de duas formas. A fluorose aguda é uma intoxicação ocasional quando uma grande quantidade de flúor é ingerida de uma só vez, podendo causar sintomas como vômitos, diarréias, tontura, e dores abdominais. A outra forma de manifestação, e mais comum, é a fluorose crônica, quando pequenas quantidades de flúor são ingeridas por um longo período de tempo, causando efeitos estéticos no esmalte do dente, como estrias, pontos ou manchas na cor branco-opaco ou até amarelo-marrom.

QUAL É O ERRO DE INTERPRETAÇÃO?
O erro está na correlação direta da ingestão de flúor com a ocorrência da doença flourose. É claro que um bebê ainda não consegue cuspir a pasta de dente em excesso e acabará ingerindo um pouco de pasta durante a higiene, mas o que causa fluorose é a ingestão DESCONTROLADA do flúor. Digamos que a criança precisa pegar o tubo da pasta e comer, a pequena quantidade ingerida durante a escovação não é suficiente para causar fluorose.

O QUE RECOMENDA A ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PEDIATRIA?
Apesar de esta ser a recomendação oficial do órgão brasileiro desde 2009, somente agora a Associação Americana de Pediatria se manifestou a favor do uso. Alinhando-se à Sociedade Brasileira, a Associação Americana recomenda que as crianças a partir do primeiro dente usem uma escova de cerdas macias adequada à sua idade, e pasta de dentes flouretadas com incidência de a partir de 1100 ppm (partes por milhão) de fluoreto, em uma quantidade de um grão de arroz cru para crianças até os 3 anos, e um grão de ervilha para crianças maiores que 4 anos. A pasta deve ser usada sobre a supervisão de um adulto, e orientação de um Odontopediatra, porque a indicação varia de acordo com a rotina alimentar e as características de cada criança.

QUAIS AS PASTAS INFANTIS QUE PODEM SER USADAS, NO MERCADO BRASILEIRO?
As pastas para adultos costumam ter uma incidência de 1450 ppm de flúor, o que está dentro do recomendado, portanto poderiam ser usadas sem problema nenhum. Contudo, geralmente as crianças não gostam do sabor da pasta de dentes para adultos. Em relação às pastas infantis, deve-se sempre olhar na embalagem se contém a quantidade indicada de floureto. Se a pasta tiver menos de 1100 ppm de flúor, não previne contra cáries, portanto não deve ser usada. As seguintes marcas comerciais de pastas infantis apresentam a quantidade adequada de flúor:

2-lookmelissa_tandy

3-pasta3
4-00168666
QUAL A FREQUÊNCIA DE ESCAVAÇÕES POR DIA?
O ideal é que toda a escovação que for realizada pelos pais ou cuidadores seja feita com uso de pastas fluoretadas. Caso a criança realize a higiene na escola, ou até em casa sozinha, em outros períodos do dia, pode utilizar a pasta sem flúor até que os pais estejam seguros que ela consiga cuspir, e que coloquem a quantidade indicada de pasta na escova. A dica para as crianças que ainda não conseguem cuspir e bochechar, é que os pais removam os resíduos de pasta dental com uma gaze ou frauda umedecida, para que a ingestão seja minimizada.

É importante salientar que a alimentação tem forte influência sobre a prevalência de cáries, portanto o  ideal é que as crianças evitem produtos industrializados como bolachas, bolinhos, salgadinhos, danones, sucos de caixinha, bem como doces em geral. Além disso, o estabelecimento de refeições pré-determinadas também ajuda na prevenção de cáries, porque o hábito de “beliscar”o dia todo acaba favorecendo uma formação de placa bacteriana muito maior, além de desorganizar o horário das escovações. Uma das funções da saliva é proteger os dentes, criando uma camada em volta deles que evita a desmineralização, além de limpar os restos alimentares e microorganismos causadores ca cárie.

Quando a alimentação é descontrolada, a saliva já não consegue fazer sua função.
Aguarde a postagem sobre alimentação para maiores informações.

Dra. Bárbara Galletti Lourenço
CRO 105037
Especialista em Odontopediatria pela USP- SP.

Fonte:
http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2015/02/associacao-americana-de-pediatria-aprova-uso-de-creme-dental-com-fluor-desde-o-primeiro-dente-do-bebe.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Lourenço Odontologia. Todos os direitos reservados.