4 de abril de 2017, 12:22.

Obesidade – Epidemia mundial e seu impacto na saúde bucal


A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Hoje na América Latina 360 milhões estão com sobrepeso, 50 milhões no Brasil (1/4 da população brasileira). Calcula-se que no mundo em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e 700 milhões serão obesos.

Segundo a professora Silvia Helena de Carvalho Sales Peres da Faculdade de Odontologia da USP – Bauru a obesidade leva à alterações nos fatores metabólicos e inflamatórios que induzem ao aparecimento de diversas doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão, arteriosclerose, artrite, distúrbios do sono, refluxo, infertilidade, incontinência urinária nas mulheres, disfunções endócrinas, disfunção da vesícula biliar, problemas pulmonares, alguns tipos de câncer, problemas psicossociais e econômicos.

“O tecido adiposo funciona como um órgão endócrino que segrega vários fatores, tais como as adipocitocinas que podem causar doença através da resposta imune”, diz a professora Silvia.

OBESIDADE X SAÚDE BUCAL

Além de aumentar o risco para as doenças gerais acima relatadas, a obesidade pode ser o fator de risco para doenças bucais como: cárie, inflamação gengival, erosão dentária relacionada ao refluxo gastroesofágico, disfunção da ATM e redução do fluxo salivar. Pacientes obesos mórbidos tem valores alarmantes de doença periodontal.

A obesidade e as doenças bucais têm fatores etiológicos comuns em crianças e adolescentes: alto consumo de açúcares refinados. Ambas as doenças estão diretamente relacionados à uma má alimentação.

Nos pacientes que se submetem à cirurgia para a redução de estomago uma condição precária de saúde bucal pode comprometer o pós-operatório com entupimento do estomago pela ingestão de alimentos de tamanho incompatível com a nova anatomia, náuseas, vômitos de repetição, desnutrição, hipovitaminoses. Sendo assim, pacientes obesos e os que vão se submeter a uma cirurgia de redução do estomago devem receber uma atenção especial dos dentistas tanto previamente à cirurgia como também no pós cirúrgico.

Veja o excelente guia alimentar preparado pelo Ministério da Saúde:

bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

LOURENÇO ODONTOLOGIA – www.lourencoodontologia.com.br

©2024 Lourenço Odontologia. Todos os direitos reservados.