30 de julho de 2021, 11:28

DOENÇA GENGIVAL ASSOCIADA A COMPLICAÇÕES DA COVID-19

A periodontite é uma inflamação nas gengivas que afeta até metade da população adulta em todo o mundo. Se não tratada, essa inflamação pode se espalhar por todo o corpo. Já a Covid-19 está associada a uma resposta inflamatória que pode ser fatal. Esse foi o objeto de um estudo conduzido no Catar, que investigou a relação entre periodontite e complicações do Coronavírus.

A pesquisa feita com mais de 500 pacientes infectados com o vírus descobriu que pessoas com doença gengival tinham 3,5 vezes mais probabilidade de serem admitidas em terapia intensiva, 4,5 vezes mais de precisar de um ventilador e quase nove vezes mais de morrer em comparação com aquelas sem gengivite.

Além disso, os marcadores sanguíneos (que indicam inflamação no corpo) foram significantemente maiores em pacientes com Covid-19 que tinham doença gengival em comparação com aqueles que não tinham. Esses resultados sugerem que a inflamação na cavidade oral pode abrir portas para o Coronavírus se tornar mais violento.

Os autores deste estudo afirmaram: “Se uma ligação causal for estabelecida entre periodontite e o aumento das taxas de resultados adversos em pacientes com covid-19, o estabelecimento e a manutenção da saúde periodontal podem se tornar parte importante no cuidado destes pacientes”.

O professor Mariano Sanz, da Universidade Complutense de Madrid, observou que as bactérias orais em pacientes com periodontite podem ser inaladas e contaminar os pulmões, principalmente aqueles que usam um ventilador. Isso pode contribuir para a deteriorização dos pacientes com Covid-19 e aumentar o risco de morte. “A equipe do hospital deve identificar pacientes com Covid-19 com periodontite e usar antissépticos orais para reduzir a transmissão de bactérias”.

A associação entre periodontite com doenças pulmonares como asma, pneumonia, entre outras, já está bem estabelecida. Este estudo destaca mais uma associação entre uma doença periodontal e nossa saúde sistêmica e reitera a necessidade de cuidados dentários contínuos e vitalícios para pessoas suscetíveis a doenças gengivais e uma forte abordagem preventiva à periodontite para toda a população.

Fonte: Revista APCD