Odontologia para Bebês

foto-odonto-bebeA primeira visita de uma criança ao dentista, segundo a Academia Americana de Odontopediatria, não deve ultrapassar os 12 meses de vida. Mas antes disso os pais precisam ter informações essenciais para o bom funcionamento das arcadas dentárias, além da saúde dos dentes propriamente ditos. Desta forma, o nosso atendimento para crianças até três anos visa à introdução das técnicas corretas de higienização bucal, e dieta adequada para estimular o desenvolvimento dos músculos da face e dentes.

Em relação à higiene bucal, os pais devem ser orientados quanto à limpeza dos rodetes gengivais ainda quando o bebê não apresenta dentinhos, e quanto ao uso de açúcar nesta fase e suas implicações na formação de problemas bucais posteriormente. O mais recomendado é que a criança passe a ingerir açúcar somente a partir dos dois anos.

O aparecimento dos primeiros dentinhos é um período que pode causar certo transtorno ao bebê, pois pode gerar irritabilidade, dor, aumento de saliva na boca, coriza, diarreia decorrente da contaminação por objetos colocados na boca, e febre baixa passageira, provocada por fatores reguladores da temperatura do corpo durante o rompimento da gengiva. Desta forma, os pais devem receber orientações de como estes sintomas podem se expressar, bem como as técnicas para aliviar esta sensação desagradável ao bebê. O Odontopediatra irá sugerir mordedores, principalmente aqueles que podem ser resfriados. É importante lembrar que diarreias e febres mais violentas não são comuns, neste caso sugere-se que o médico seja consultado.

Após a erupção dos primeiros dentes, a conduta deve mudar. A escovação e o uso de fio-dental devem ser introduzidos, e os pais precisam preocupar-se mais com estes hábitos porque a criança acaba tendo uma liberdade maior com os alimentos, o que significa um risco aumentado para a ocorrência de cáries. Igualmente importante é a introdução da pasta de dentes com uma porcentagem de 1100 ppm de flúor no mínimo. Os estudos mais recentes mostram que somente a pasta com flúor é eficiente na prevenção das cáries, por isso deve ser utilizada à partir do aparecimento dos primeiros dentinhos.

Portanto, é importante que a criança seja acompanhada por um Odontopediatra desde o seu primeiro ano e assim receba os cuidados necessários em cada fase da sua vida.

 

©2025 Lourenço Odontologia. Todos os direitos reservados.