31 de julho de 2020, 13:47

TRATAMENTO DE CANAL EM DENTES DE LEITE

Na prática clínica, nos deparamos muito com esta questão: mas precisa tratar o canal do dente de leite? Não vai cair mesmo?

Vamos lá… O nosso dente é composto de três camadas: o esmalte (que é a parte mineralizada mais externa que confere a cor branca ao dente), a dentina (é a camada intermediária também mineralizada) e o canal (que é a parte mais interna e viva do dente, que contém os vasos e nervos). Este canal pode ser lesionado por alguns fatores, sendo os principais trauma ou cáries.

Quando há uma lesão no canal do dente de leite, isto significa que existem bactérias proliferando nesta região.

Neste sentido, deve ser feito o tratamento de canal para remoção destas bactérias e preenchimento desta estrutura com um material biocompatível. Como já foi dito anteriormente, no canal estão presentes os vasos sanguíneos do dente, que está em contato com toda a nossa corrente sanguínea. Portanto, estas bactérias que causam infecção no dente de leite podem gerar uma infecção em outros orgãos, ou então uma infecção sistêmica no organismo. Além disto, uma lesão no canal de um dente de leite também pode atrapalhar a formação do dente permanente que virá em seguida.

Uma outra dúvida que é muito frequente também quando o assunto é tratamento de canal do dente de leite é se não podemos então extrair o dente. Em alguns casos, é necessário sim extrair o dente de leite, porque o dano é tão grande que não se torna mais possível manter o dente na boca, ou então porque ele já está próximo de cair mesmo. Contudo, após extrairmos um dente de leite, a tendência é que o espaço da “janelinha” seja fechado, não havendo espaço posteriormente para erupção do dente permanente. Por isso que a opção de extrair deve ser priorizada realmente quando há possibilidade de se manter o dente na boca com saúde.

Por fim, vamos à um último questionamento. E depois do tratamento do canal? O dente de leite cairá normalmente?

Bom, cabe neste momento explicar como funciona o processo para o dente de leite cair. O dente de leite passa por um processo chamado rizólise, no qual sua raiz é reabsorvida até sobrar só a coroa (que é a parte externa, que nós vemos, do dente), e então ele cai. Assim, quando tratamos o canal do dente de leite, o preenchemos com um material que também é reabsorvível, e acompanhará a rizólise do dente de leite para que ele possa cair normalmente.

Se ficar mais alguma dúvida, agende uma consulta com nossa Odontopediatra, Dra. Barbara Lourenço

2 respostas para “TRATAMENTO DE CANAL EM DENTES DE LEITE”

1. Alex disse:

Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
    🙂

2. Cursos Online disse:

Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.