8 de maio de 2019, 11:52

Saúde Oral Ruim Mata?

Veja 10 Problemas de Saúde Que Podem Ser Provocados Por Uma Higiene Deficiente

Saúde oral é muito mais do que ter uma boca, dentes e gengiva saudáveis. A boca é a porta primaria de entrada no corpo, uma higiene oral pobre pode ter consequências negativas em todo o corpo. Dentes que doem, gengivas que sangram e mau hálito são indicadores de uma higiene oral ruim. Bactérias da boca podem facilmente entrar no sistema circulatório e causar inflamações e infecções. É importante a prática de uma boa higiene oral e visitar o dentista regularmente para prevenir problemas gerais de saúde. Veja a seguir alguns sérios problemas de saúde que podem ser provocados ou agravados por uma higiene oral pobre:

Doença Cardiovascular

A presença de inflamações gengivais ou periodontais provoca um aumento na permeabilidade capilar da mucosa bucal, bactérias podem penetrar na corrente circulatória estimulando a formação de placas e de um endurecimento capilar, que leva a uma alteração do fluxo sanguíneo, entupimento de vasos e eventualmente a um infarto. A endocardite, que consiste na fixação de bactérias nas válvulas cardíacas também pode se desenvolver, essa condição frequentemente é fatal. A Academia Americana de Cardiologia recomenda a visita periódica ao dentista para prevenção de doenças cardíacas.

Demência

Pesquisas mostram uma forte correlação entre demência e higiene oral deficiente. Se supõe que substancias tóxicas liberadas pelos tecidos bucais inflamados podem prejudicar as células cerebrais e levar a uma perda de memória.

Infecções Respiratórias

Bactérias provenientes de dentes e gengivas inflamadas podem ser aspirados até os pulmões ou viajar até lá através da corrente circulatória provocando infecções pulmonares.

Diabetes

A presença de inflamações bucais crônicas pode alterar os níveis de açúcar no sangue aumentado o risco para o diabetes. Diabéticos são mais susceptíveis às inflamações gengivais e a presença de inflamações pode piorar o quadro de um diabético. É muito importante para o diabético ter uma boa higiene oral e visitar periodicamente seu dentista.

Complicações na Gravidez

Para as gestantes é fundamental uma boa higiene e saúde bucais. Mudanças hormonais aumentam o risco de infecções bucais. Infecções durante a gravidez aumentam o risco de complicações. Está comprovado que infecções bucais podem levar a partos prematuros e baixo peso dos bebês.

Infertilidade

Mulheres com saúde oral pobre tem mais dificuldade para engravidarem e manterem uma gravidez.

Disfunção Erétil

Foi estabelecida uma correlação entre inflamações bucais crônicas e disfunção erétil. Bactérias e substancias tóxicas liberadas pelos tecidos inflamados podem alterar o funcionamento de vasos sanguíneos dos órgãos genitais.

Câncer

Pessoas com saúde oral ruim tem risco aumentado para câncer bucal, pulmonar, renal e pancreático.

Doenças do Rim

Doenças bucais enfraquecem o sistema imune, aumentando o risco para o aparecimento de doença renal crônica.

Artrite Reumatoide

De acordo com a Sociedade Americana de Artrite Reumatoide pessoas com inflamação gengival tem 4 vezes aumentado o risco de contrair Artrite Reumatoide, doença bastante debilitante e que pode provocar quadros de dor intensa.

PREVENÇÃO:

• Escove seus dentes por 3 minutos ao menos 2 vezes ao dia.
  • Use o fio dental diariamente.
  • Não use tabaco.
  • Use creme dental e soluções para bochecho com flúor.
  • Limite o uso de alimentos e bebidas açucaradas.
  • Faça uma alimentação balanceada, evite o uso de alimentos industrializados.

Saúde bucal é um indicador geral de saúde. Prevenir doenças bucais como gengivite e periodontite pode diminuir o risco de sérias doenças por todo o corpo.

Fonte: American Dental Association

www.lourencoodontologia.com.br