12 de maio de 2020, 10:55

FRENECTOMIA LINGUAL

Compartilhe

 

 

O freio lingual é uma prega em baixo da língua que surge na linha média da arcada inferior, e liga a superfície ventral da língua e o assoalho da cavidade bucal. O diagnóstico de freio lingual curto, comumente chamado de “língua presa”, atualmente é realizado na maioria das maternidades, e muitas vezes é realizado o corte deste freio já no bebê recém-nascido.

Contudo, em algumas situações o diagnóstico pode se dar mais tardiamente. No caso de bebês, as mães devem ficar atentas na amamentação. Alguns indícios que o bebê tenha o freio lingual curto são dificuldade na amamentação, muitas vezes o bebê se cansa rapidamente ao mamar, e assim acaba mamando mais vezes do que o habitual. Este fator pode levar ao desmame precoce, o que não é indicado pois o bebê acaba não desfrutando dos muitos benefícios da amamentação materna, como proteção ao seu sistema imunológico. Além disto, a dificuldade na amamentação também pode causar ferimentos e dores fortes nos seios da mãe.

Ficar atenta ao choro do bebê também pode ajudar no diagnóstico. O bebê que tem a língua presa acaba subindo mais as laterais da língua durante o choro, ficando com a ponta da língua para baixo, como na foto abaixo.


A investigação do freio lingual curto é realizada em muitos casos por uma consultora de amamentação que as mães acabam chamando perante a dificuldade do bebê em se alimentar. Mas também pode ser realizada por Pediatras, Fonoauólogos ou mesmo Dentistas. Cabe ao profissional que fizer o diagnóstico encaminhar para o Odontopediatra para realizar a cirurgia de frenectomia lingual.

Esta cirurgia em bebês é muito simples. É realizada em consultório odontológico, e consiste no corte , ou “pique” do freio com colírio anestésico local. O resultado é imediato, após alguns minutos o bebê já volta a mamar corretamente.

O freio lingual curto também pode ser identificado em crianças maiores, caso a cirurgia não tenha sido feita quando recém-nascidos. Clinicamente, o que pode ser obervado é a impossibilidade de tocar a ponta da língua no palato com a boca aberta (como na foto abaixo). Ademais, a criança pode ter dificuldades na fonação, principalmente na pronuncia de fonemas como tê/, dê, nê; dificuldade de higienização bucal; espassamento entre os dentes ântero-inferiores; e interferências no crescimento da mandíbula.

A cirurgia em crianças maiores é um pouco mais invasiva, pois exige anestesia local (aquela agulha do dentista), um corte um pouco mais profundo e depois alguns pontos onde o freio deve criar sua nova inserção. Desta forma, caso a criança não colabore, pode-se realizar o procedimento com sedação consciente no próprio consultório odontológico, ou então sob anestesia geral em ambiente hospitalar. Cabe ao Odontopediatra avaliar qual forma é mais indicada para o seu paciente.

Na maioria dos casos, a criança deve passar por um acompanhamento com profissional fonoaudiólogo após o procedimento, para realizar exercícios após a mudança na anatomia da sua língua.

Se tiver mais dúvidas, nos envie um email para atende@lourencoodontologia.com.br ou agende uma consulta com a nossa Odontopediatra, Dra. Barbara.

Dra. Bárbara Galletti Lourenço Marques
CRO- SP: 105037
Odontopediatria e Ortodontia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Lourenço Odontologia. Todos os direitos reservados.