A dieta e sua influência na formação de cáries
Canal de Vídeos Lourenço Odontologia
Acesse nosso Canal no YouTube
Olá, pessoal.
No primeiro vídeo comentamos sobre a formação de cáries e doenças periodontais. Eu expliquei para vocês como o açúcar pode contribuir para a formação do biofilme dental, e por isto hoje vou falar um pouquinho sobre a alimentação e como fazer para controlar a ingestão de açúcares.
A industrialização do setor alimentício mudou os hábitos de boa parte da população (especialmente nas cidades). Os nutrients fornecedores de energia, obtidos a partir da ingestão de carboidratos complexos, têm sido trocados por carboidratos refinados.
Atualmente, muito se fala entre os nutricionistas sobre os alimentos ultraprocessados.
São comuns em quase todas as casas: pães (até o integral), biscoitos, bolos, sorvetes, chocolates, barras de cereal, refrigerantes, pratos pré-preparados (aqueles congelados de supermercado), hambúrgueres, produtos enlatados, sopas prontas, requeijão, margarina e muitos outros.
Um exemplo importante são os embutidos – mortadela, salame, presunto e salsicha. É importante não confundí-los com carne, que é classificada como alimento fresco. “Eles passaram por tantos processos químicos que perderam as características básicas de um alimento como a carne, com proteínas e gorduras adequadas”.
Por que são perigosos? Principalmente pois têm um alto poder calórico, e contêm excesso de sal, açúcar, gorduras e substâncias químicas como conservantes, estabilizantes, flavorizantes e corantes.
Se você cortar, ou reduzir, a ingestão deste tipo de alimento com certeza já será um grande passo para controlar as cáries, pois eles geralmente contém açúcares saturados, que são os que mais tem potencial para formação de cáries, além de não serem saudáveis e nutritivos.
Para substitir os alimentos ultraprocessados, o ideal é se utilize os alimentos Frescos ou Minimamente Processados, que são aqueles que não sofrem alteração ou passam por processos que ainda mantém suas principais características nutricionais, como arroz, feijão, carne (não enlatada), peixes, legumes, verduras, grãos, frutas, sucos naturais, cogumelos, leite fresco ou pasteurizado, iogurte sem adição de açúcar (de preferência feito em casa), ovos e café. Além disto, você pode substituir o açúcar para adoçar chá, leite, cafés e sucos por adoçante.
Evite levar crianças às compras. Elas são mais vulneráveis às embalagens e produtos coloridos. Sem elas, fica mais fácil dizer “não” e evitar guloseimas. Ah, e se habitue a levar sempre um lanchinho ao sair de casa para evitar de comer na rua!
Deixe um comentário