8 de junho de 2018, 14:54

COMO AJUDAR SEUS FILHOS CRIAREM UMA ROTINA DE HIGIENE BUCAL

Compartilhe

Os seus filhos criam dificuldades na rotina diária de higiene bucal? Esse é um desafio que muitos pais enfrentam. Existem várias dicas que podem ajudá-lo a desenvolver uma rotina de cuidados bucais com seus filhos:

Começe Cedo

O tempo ideal para inciar a introdução de hábitos de higiene bucal não é quando a criança tem todos os dentes erupcionados e tem as palavras para discutir com você. Inicie o processo de higiene ainda quando o bebê não tem dentes.

Dê o Exemplo

A melhor maneira de encorajar seu filho à desenvolver o hábito diário de higienização é fazendo a sua própria higienização com ele. Fique na mesma altura que ele na frente do espelho e deixe que ele veja como você escova, passa o fio dental e escova sua língua. Estabeleça essa rotina diária por ao menos 2 minutos.

Involva Seu Filho Na Escolha Do Creme Dental

Hoje temos uma grande variedade de sabores de creme dental. Escolha um creme dental infantil  que agrade o seu filho e que ele goste do sabor. Involva-o na escolha. Compre embalagens pequenas pois o gosto do pequeno pode mudar. Certifique-se que o creme dental escolhido tenha mais de 1100 ppm de flúor.

Como Escolher uma Boa Escova Dental

As escovas dentárias não são todas iguais. Algumas escovas podem ser irritantes ou machucar a delicada gengiva das crianças. As crianças as vezes escovam muito agressivamente o que pode levar a sérios problemas posteriormente. Lembre-se que escovar rápido e forte não resulta numa limpeza melhor. E que cerdas duras ou medias não limpam melhor que cerdas macias.

Encoraje a Independência

Pode ser tentador continuar a escovar os dentes de seus filhos após eles terem suficiente destreza para escovar os próprios dentes. Entretanto esse comportamento não os ajuda a desenvolver as habilidades que eles necessitam para manter os dentes e gengiva sadios. À partir dos 2 anos ensine seus filhos como colocar o creme dental na escova (a quantidade equivalente a um grão de ervilha é suficiente) e também a técnica correta de escovação. Dos 2 aos 7 anos a escovação das crianças deve ser acompanhada e uma vez no dia os pais devem complementar a escovação. À partir dos 7 anos eles devem começar a escovar sozinhos.

Faça da Escovação um Momento Divertido

A escovação deve ser um momento de diversão e não de choro e brigas. Cante a música predileta de seu filho para marcar o tempo de escovação. O aplicativo da Disney Magic Timer costuma atrair bastante a atenção dos pequenos também!

Elogie

Estalelecer precocemente hábitos de higiene bucal estabelece a base para cuidados durante toda a vida. Elogie quando seus filhos tomarem a iniciativa de escovarem por conta própria e quando eles chegarem a meta dos 2 minutos de escovação. Considere uma recompensa como dar figurinhas quando eles tomarem a iniciativa de escovar por conta própria.

 

Para maiores orientações acerca da higiene bucal infantil, agende uma consulta com um Odontopediatra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2018 Lourenço Odontologia. Todos os direitos reservados.