8 de setembro de 2020, 18:01

APARELHOS MANTENEDORES DE ESPAÇO

Compartilhe

A perda precoce de um dente de leite pode acontecer principalmente por dois fatores: trauma ou uma cárie extensa. Estas causas podem levar a uma perda da estrutura dentária de modo irreparável, que acabe culminando na necessidade de extração do dente de leite antes da época que este dente deveria cair.
Este problema pode acarretar em algumas repercussões, como:

– O fechamento do espaço do dente perdido, como na foto abaixo, o que pode posteriormente gerar também uma falta de espaço para erupção do dente permanente.

– Problemas estéticos, causados pela falta dos dentes precocemente.
– Problemas funcionais, como dificuldades de fonação e mastigação.
– Problemas na mordida causados pela falta de oclusão, o que pode gerar extrusões nos dentes da arcada oposta.

Neste sentido, para contornar estes contratempos, o Odontopediatra deve planejar o um aparelho mantenedor de espaço logo após a perda de um dente de leite precocemente. O mantenedor de espaço tem as funções de preservar a integridade da oclusão, manter os dentes envolvidos nas suas respectivas posições, e assim permitir que os dentes permanentes nasçam na posição correta. Além disto, podem devolver as questões estética e funcionais. Aqui na Clínica Lourenço Odontologia trabalhamos principalmente com os seguintes mantenedores de espaço:

-Banda Alça: é um mantenedor de espaço fixo, e portanto não necessita da colaboração do paciente. Ele tem a vantagem de manter os dentes vizinhos na posição correta e assim permitir a erupção dos dentes permanentes nas suas posições, porém não restabelece a questão estética e de oclusão.













– Mantenedores de Espaço Removíveis: tem a vantagem de garantir o espaço para erupção dos dentes permanentes, mantendo os dentes de leite na posição correta, além de garantir as questões estéticas, funcionais e de oclusão. A única desvantagem é que este aparelho depende da colaboração do paciente para seu uso, pois é removível.



– PróteseFixa com Cursor: este aparelho vai cimentado aos dentes de leite adjacentes, e é o mais estético de todos, além de assegurar as questões funcionais e oclusais também. Além disto, ele tem uma grande vantagem que é um cursor, que permite o crescimento da criança e assim o aparelho não precisa ser trocado com o passar do tempo. A única desvantagem é que para confeccionar este aparelho é necessário um pequeno desgaste dos dentes de apoio para que ele fique com melhor adaptação. Desta forma, o paciente precisa colaborar durante este procedimento em consultório odontológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2020 Lourenço Odontologia. Todos os direitos reservados.