12 de janeiro de 2020, 19:46

ANÁLISE ESTÉTICA FACIAL: SEXO

Compartilhe

Continuando o tema do artigo anterior, hoje vamos falar sobre as diferenças de estética entre homens e mulheres.

Quem é mais bonito? O homem ou a mulher?

A resposta para essa pergunta é tão difícil quanto saber se existe uma pergunta tão fora de propósito como ela.

Embora a pergunta de quem é mais bonito (a) seja desatinada, a diferença de sexo deve ser levada em consideração em uma análise facial. Homens e mulheres apresentam características próprias e toda análise deve estar atenta para este fato.

Vale lembrar que existe uma diferença entre os termos sexo e gênero. Enquanto o primeiro refere-se às referências biológico, o segundo às sociais.

As belezas masculina e feminina têm características particulares. O que pode ser bonito em um homem, pode não ser em uma mulher. Além disso, várias medidas consideradas ideais para um sexo não o são para o outro.

A face feminina tende a ser mais mais delicada e isso se reflete também em suas medidas faciais. Os homens tendem a ter os seus traços mais marcantes e proeminentes em comparação com as mulheres. Mas é preciso ter em mente que, embora as diferenças sejam importantes, é possível encontrar um padrão que se adapte aos dois sexos.

A simetria e as proporções ideais convergem em um mesmo sentido na comparação entre os sexos. Talvez seja mais fácil buscar adaptar uma análise que seja comum a ambos do que criar análises separadas.

Se tivéssemos que escolher uma só avaliação, a análise da face feminina parece ser mais indicada, por ser mais delicada e livre de elementos que podem influenciar na observação, como a barba e o bigode. Mas deve ficar claro que os dados de referências encontrados na análise facial das mulheres nem sempre podem ser extrapolados para uma face masculina, principalmente na análise do perfil.

Em verdade, as maiores direfenças se encontram nos traços. Embora não exista um traço específico de distinção na face de homens e mulheres, a soma de vários deles traz uma diferenciação global. No entanto, em algumas vezes, pode-se esperar uma mistura de atributos entre os sexos.

Princiais diferenças:

Fonte: Livro “Estética em Ortodontia: um sorriso para cada face”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Lourenço Odontologia. Todos os direitos reservados.