21 de maio de 2019, 11:06

AAO ANNUAL MEETING 2019 – LOS ANGELES, CALIFÓRNIA

Compartilhe


Cidade de Los Angeles

   A Associação Americana de Ortodontistas organiza todo ano um Congresso em que estão presentes os nomes mais importantes da Ortodontia no Mundo. Neste ano, nós, Dr. Julio César Lourenço e  Dra. Bárbara Galletti Lourenço, ortodontistas da Clínica Lourenço Odontologia, tivemos a oportunidade de participar deste encontro anual, que teve sede em Los Angeles, na Califórnia, EUA. Já tínhamos participado do Congresso em 2013, que aconteceu na Philadelphia, e gostaramos tanto que fizemos questão de voltar!


Dr. Júlio e Dra. Bárbara no Congresso

   O Congresso conta com aulas teóricas que ocorrem o dia todo com ortodontistas renomados, são várias aulas sobre diversos assuntos que ocorrem ao mesmo tempo, e você pode escolher as que mais interessam para participar. Além disto, há uma feira na qual vende-se os materiais odontológicos mais tecnológicos hoje usados em Ortodontia.


Feira de Materiais Ortodônticos

  Os assuntos mais falados no Congresso eram Invisalign (os alinhadores invisíveis), estética dos dentes e da face em Ortodontia, uso de mini-implantes para ancoragem esquelética, bem como assuntos mais tradicionais, mas que nunca podem deixar de ser abordados, como tratamentos ortopédicos para classe II e classe III.

  Se fóssemos contar todas as aulas interessantes, seriam páginas e páginas de publicações, mas acho que cabe salientar algumas que mais chamaram nossa atenção para terem um gostinho. A primeira delas foi a palestra do queridinho taiwanês Chris Chang. Com o lema “a melhor forma de se fazer Ortodontia é a mais fácil”, ele ganhou o mundo e é considerado, atualmente, o maior “showman” da Ortodontia. Ele revolucionou a Ortodontia ao propor um protocolo de tratamento ortodôntico que utiliza mini-implantes colocados na crista do osso zigomático e bucal shelf (extra-alveolares), para ancoragem esquelética. Palestrante, professor, criador do OrthoBoneScrew e CEO do Beethoven Orthodontic and Implant Group, em Hsinchu City ele é PhD em Fisiologia Óssea e Especialista em Ortodontia pela Indiana University, nos Estados Unidos. Nesta palestra, ele elucidou, de forma muito clara e divertida, o uso dos mini-implantes extra-alveolares para o fechamento da mordida aberta anterior, tratamento muito complicado que o taiwanês torna simples. E além de tudo, ele é muito cordial, pedimos para tirar uma foto com ele e ele logo pegou o celular da nossa mão e tirou uma selfie!


Palestra do professor Chris Chang


Selfie com Chris Chang

   Outra palestra que foi bem bacana foi do ortodontista brasileiro Carlos Alexandre Câmara, de Natal (RN), autor do livro: “Estética em Ortodontia: um sorriso para cada face”. Câmara diz que, no momento do sorriso, o resultado de meses de tratamento se mostra em poucos segundos. “E mesmo que de forma inconsciente, uma dúvida surge: será que o sorriso tratado está de acordo com as expectativas? O sorriso alcançado está em concordância com a face? Ou melhor, a face presente permitiu o surgimento de um belo sorriso?”, indaga, assim mostrando a importância da relação entre si, da estética facial, bucal e dentária e com a oclusão e função do sistema mastigatório, tudo sob o ponto de vista da Ortodontia. “Entendendo as possibilidades e limites de cada arquetipo facial poderemos e devemos individualizar os nossos tratamentos”, conclui.

 


Dr. Julio e Dra. Bárbara com a professora Cristina Dominguez e seu marido, Camilo Morea

 

   Além de assistir a estas e muitas outras palestras maravilhosas, também tivemos o prazer de reencontrar muitos colegas e professores brasileiros e internacionais, como a professora Dra. Gladys Cristina Dominguez Morea, que foi uma das melhores professoras de do Curso de Especialização da USP que a Dra. Bárbara frequentou, e seu marido, Dr. Camilo Morea. Além disto, estavam presentes também o professor de especialização também da USP do Dr. Júlio, Guilherme Janson, e o reconhecido ortodontista carioca Dr. José Nelson Mucha, professor da UFF-RJ. Dentre os internacionais, estavam presentes Dr. David Sarver, Dr. Marco Rosa, Dr. Hugo De Clerk, Dr. James McNamara, Dr. Stuart Frost, e muitos outros.


Vista do hotel que ficamos para a cidade de Los Angeles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Lourenço Odontologia. Todos os direitos reservados.