AAO ANNUAL MEETING 2019 – LOS ANGELES, CALIFÓRNIA
A Associação Americana de Ortodontistas organiza todo ano um Congresso em que estão presentes os nomes mais importantes da Ortodontia no Mundo. Neste ano, nós, Dr. Julio César Lourenço e Dra. Bárbara Galletti Lourenço, ortodontistas da Clínica Lourenço Odontologia, tivemos a oportunidade de participar deste encontro anual, que teve sede em Los Angeles, na Califórnia, EUA. Já tínhamos participado do Congresso em 2013, que aconteceu na Philadelphia, e gostaramos tanto que fizemos questão de voltar!
O Congresso conta com aulas teóricas que ocorrem o dia todo com ortodontistas renomados, são várias aulas sobre diversos assuntos que ocorrem ao mesmo tempo, e você pode escolher as que mais interessam para participar. Além disto, há uma feira na qual vende-se os materiais odontológicos mais tecnológicos hoje usados em Ortodontia.
Os assuntos mais falados no Congresso eram Invisalign (os alinhadores invisíveis), estética dos dentes e da face em Ortodontia, uso de mini-implantes para ancoragem esquelética, bem como assuntos mais tradicionais, mas que nunca podem deixar de ser abordados, como tratamentos ortopédicos para classe II e classe III.
Se fóssemos contar todas as aulas interessantes, seriam páginas e páginas de publicações, mas acho que cabe salientar algumas que mais chamaram nossa atenção para terem um gostinho. A primeira delas foi a palestra do queridinho taiwanês Chris Chang. Com o lema “a melhor forma de se fazer Ortodontia é a mais fácil”, ele ganhou o mundo e é considerado, atualmente, o maior “showman” da Ortodontia. Ele revolucionou a Ortodontia ao propor um protocolo de tratamento ortodôntico que utiliza mini-implantes colocados na crista do osso zigomático e bucal shelf (extra-alveolares), para ancoragem esquelética. Palestrante, professor, criador do OrthoBoneScrew e CEO do Beethoven Orthodontic and Implant Group, em Hsinchu City ele é PhD em Fisiologia Óssea e Especialista em Ortodontia pela Indiana University, nos Estados Unidos. Nesta palestra, ele elucidou, de forma muito clara e divertida, o uso dos mini-implantes extra-alveolares para o fechamento da mordida aberta anterior, tratamento muito complicado que o taiwanês torna simples. E além de tudo, ele é muito cordial, pedimos para tirar uma foto com ele e ele logo pegou o celular da nossa mão e tirou uma selfie!
Outra palestra que foi bem bacana foi do ortodontista brasileiro Carlos Alexandre Câmara, de Natal (RN), autor do livro: “Estética em Ortodontia: um sorriso para cada face”. Câmara diz que, no momento do sorriso, o resultado de meses de tratamento se mostra em poucos segundos. “E mesmo que de forma inconsciente, uma dúvida surge: será que o sorriso tratado está de acordo com as expectativas? O sorriso alcançado está em concordância com a face? Ou melhor, a face presente permitiu o surgimento de um belo sorriso?”, indaga, assim mostrando a importância da relação entre si, da estética facial, bucal e dentária e com a oclusão e função do sistema mastigatório, tudo sob o ponto de vista da Ortodontia. “Entendendo as possibilidades e limites de cada arquetipo facial poderemos e devemos individualizar os nossos tratamentos”, conclui.
Além de assistir a estas e muitas outras palestras maravilhosas, também tivemos o prazer de reencontrar muitos colegas e professores brasileiros e internacionais, como a professora Dra. Gladys Cristina Dominguez Morea, que foi uma das melhores professoras de do Curso de Especialização da USP que a Dra. Bárbara frequentou, e seu marido, Dr. Camilo Morea. Além disto, estavam presentes também o professor de especialização também da USP do Dr. Júlio, Guilherme Janson, e o reconhecido ortodontista carioca Dr. José Nelson Mucha, professor da UFF-RJ. Dentre os internacionais, estavam presentes Dr. David Sarver, Dr. Marco Rosa, Dr. Hugo De Clerk, Dr. James McNamara, Dr. Stuart Frost, e muitos outros.
Deixe um comentário